O Café na Ponte tem produtos e projetos criativos desenvolvidos no Distrito.
No dia 17 de setembro, às 19h, o Ateliê Brincante, no Distrito Criativo Passagem (DCP), recebe o lançamento do Café na Ponte, novo espaço de encontro entre empreendedores, parceiros e a comunidade. A produção é da equipe da Ponte - Criatividade Compartilhada, um arranjo produtivo na área de cultura que busca ampliar conexões e fortalecer o ambiente de negócios dos trabalhos produzidos no Distrito Criativo Passagem e em Mariana/MG. O evento integra a programação especial do DCP - Dois anos em Movimento, que tem atividades entre os dias 10 e 23 de setembro. O Café na Ponte tem produtos e projetos criativos desenvolvidos no Distrito.
Neste primeiro encontro, o tema Crescer com arte: da infância à juventude traz como destaque iniciativas dedicadas à formação cultural e social de crianças e jovens, como o Clube Osquindô e a Lunática. Também serão apresentadas experiências como o Observatório Jovem, a Osquindoteca, a Rede Loucos por Leitura, o Reinações – Festa da Arte para Infância e a Semana Mundial do Brincar em Mariana.
O Café na Ponte nasce com o propósito de articular e celebrar a atuação de empreendedores criativos, fortalecer a rede de conexões e ampliar o alcance das ações realizadas em Passagem. Um laboratório de inovação social e cultural, além do desenvolvimento de territórios e economia criativa comunitária em Mariana.
Ponte - Criatividade Compartilhada
A Ponte é um arranjo produtivo que nasce como um espaço coletivo, reconhecendo o potencial criativo, histórico e comunitário de Passagem de Mariana/MG. Fruto do envolvimento de empreendedores e artistas locais, busca estimular a cultura, lazer e economia criativa e local. Aqui, compartilhamos a criatividade, reunindo, em um mesmo ambiente físico, empresas de segmentos e espaços criativos e técnicos.
Distrito Criativo
O Distrito Criativo de Passagem de Mariana foi oficializado em 24 de maio de 2022, pela Lei n° 3.570. Esta lei reconhece a Passagem de Mariana como um território de concentração de iniciativas de arte, cultura e empreendedorismo criativo.
Passagem de Mariana tornou-se o primeiro território de Minas Gerais a ser reconhecido como Distrito Criativo. A iniciativa tem a Governança do Conselho do Distrito Criativo Passagem, a Coordenação de Desenvolvimento e Mediação do Instituto Território Criativo e Clube Osquindô.
Foto: Divulgação