No próximo sábado, 12 de julho, a comunidade de Cachoeira do Campo e arredores terá a oportunidade de participar do curso “Alporquia na Prática”.
A capacitação é gratuita, voltada à técnica de reprodução vegetal que será aplicada diretamente na cultura da jabuticaba – fruto símbolo da região.
O objetivo é oferecer uma oportunidade única para moradores da região aprenderem e colocarem em prática essa técnica de propagação de plantas, visando o fortalecimento da cultura da jabuticaba, tão representativa na área. Além de aprender uma técnica agrícola valiosa, os participantes contribuirão para o fortalecimento da agricultura familiar, da biodiversidade e da geração de renda local.
A alporquia é uma técnica que permite a formação de novas plantas a partir de ramos ainda conectados à planta-mãe, resultando em mudas que mantêm as características genéticas da planta original e que podem frutificar mais rapidamente. Para os interessados em cultivar jabuticabas ou otimizar seus pomares, o curso se apresenta como uma valiosa ferramenta.
A saída para o curso será às 9h da Casa de Cultura de Cachoeira do Campo, Praça Felipe dos Santos, número 39, e o trajeto inclui paradas nas comunidades de Cachoeira do Campo, Glaura e Acuruí, locais reconhecidos por sua forte ligação com a cultura da jabuticaba.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas diretamente pelo WhatsApp, através do número (31) 9 8698-2387.
Promovido pelas organizações Sumo da Terra e Lions Club Internacional, o curso integra as ações do projeto Jabuticaba Ouro Preto – A Pérola Negra para o Desenvolvimento Produtivo e Econômico Local. O projeto é financiado com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (FUNDES) e integra o Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE). A ação conta ainda com a participação das instituições Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Ouro Preto (CONDES) e Prefeitura de Ouro Preto por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto.
Foto: Divulgação