Iniciativa fortaleceu a representatividade de mulheres, pessoas negras, LGBTI+ e com deficiência, além de ampliar benefícios e investimentos em acessibilidade.
A Samarco completa, neste mês de janeiro, quatro anos de implementação do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), iniciativa que vem promovendo mudanças significativas na cultura organizacional da empresa. Criado em 2022, o programa consolidou-se como um compromisso institucional voltado à construção de um ambiente de trabalho mais justo, plural e acolhedor, no qual todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades e sejam respeitadas e valorizadas.
Os resultados alcançados entre 2022 e 2025 evidenciam a efetividade das ações adotadas. A representatividade de mulheres em cargos de liderança mais que dobrou no período, passando de 10,4% para 28,8% — um crescimento de 177%. No quadro total de empregados, a presença feminina também avançou, subindo de 16,5% para 29,7%.
A inclusão de pessoas com deficiência apresentou evolução consistente. Em 2022, 14,3% das pessoas com deficiência ocupavam cargos de nível superior; atualmente, esse percentual chega a 16,3%. A representatividade de pessoas LGBTI+ também cresceu em toda a organização, com destaque para os cargos de liderança, onde o índice passou de 0,6% para 2,3%. No quadro geral, a participação evoluiu de 1,5% para 2,9%.
Na dimensão racial, a Samarco registra que mais de 56% de seu efetivo é composto por pessoas negras (pretas e pardas). Nos cargos de liderança, esse percentual chega a 33,4%, e a empresa reforça o compromisso de ampliar ainda mais essa representatividade.
“Os resultados alcançados reforçam que diversidade vai além de indicadores. Trata-se de garantir condições reais para que todas as pessoas possam prosperar. Os avanços dos últimos quatro anos representam apenas o início de uma jornada contínua”, afirma a head de Pessoas e Cultura da Samarco, Vera Lucia.
Acessibilidade e investimentos estruturais
Como parte do programa, a empresa realizou diagnósticos de acessibilidade para orientar planos de ação e passou a incorporar a acessibilidade digital como requisito em novas soluções de Tecnologia da Informação. Desde a entrada dos profissionais na empresa, são disponibilizados equipamentos adequados às diferentes necessidades.
Além disso, a Samarco investiu mais de R$ 4 milhões em obras de acessibilidade em suas unidades. As melhorias incluem a construção de vestiários femininos, salas de apoio à amamentação, instalação de elevadores e pisos táteis em áreas comuns, ampliando as condições de mobilidade, conforto e inclusão.
Ampliação de benefícios inclusivos
A política de benefícios também foi revisada para refletir a diversidade da força de trabalho. O plano de saúde passou a oferecer cobertura para terapia hormonal e cirurgias de redesignação sexual. Benefícios foram estendidos a famílias homoafetivas, o nome social foi incorporado aos sistemas corporativos e à identificação funcional, e foi implementada a estabilidade após a licença parental para cuidadores primários e secundários.
Impacto para além da Samarco
O compromisso com a diversidade, equidade e inclusão também se estende à cadeia de fornecedores e parceiros. Somente no último ano, 7.648 profissionais próprios e terceiros participaram de capacitações relacionadas à pauta de DE&I. Nos últimos quatro anos, esse número ultrapassa 20 mil pessoas impactadas por ações de desenvolvimento.
O programa Evoluir Junto, voltado ao fortalecimento de práticas de DE&I e direitos humanos entre empresas contratadas, já envolveu 35 companhias, com a realização de 12 encontros online síncronos e cinco cursos EAD. Além disso, 195 lideranças de empresas fornecedoras participaram de experiências imersivas sobre cultura organizacional, saúde, segurança, direitos humanos, diversidade, relações de trabalho e compliance.
“Acreditamos que nosso papel como empresa é contribuir para uma sociedade mais justa, combatendo desigualdades e promovendo oportunidades. Cada passo reafirma nosso compromisso com o respeito que inclui, promove e valoriza. Seguimos empenhados em cumprir nossas metas e fortalecer a inclusão, preparando-nos para um futuro mais diverso, equitativo e sustentável”, conclui Vera Lucia.
Foto: Nitro / Divulgação