Com o objetivo de ampliar o acesso da população a alimentos frescos e de qualidade, incentivar a agricultura familiar e aquecer a economia local, a Prefeitura de Ouro Preto apoia e incentiva cinco feiras livres distribuídas pela cidade. A iniciativa também se consolida como um importante espaço de convivência e socialização. Atualmente, cerca de 50 comerciantes credenciados na Secretaria de Agropecuária participam semanalmente das feiras, oferecendo frutas, legumes, verduras, biscoitos, queijos, doces, refeições prontas e artesanato.
Há dois anos, o produtor rural Emerson Esdras, de 49 anos, comercializa hortaliças e verduras na Feira da Estação, no bairro Pilar, às sextas-feiras. O que começou como uma experiência para escoar a produção cultivada em Santa Rita de Ouro Preto se transformou na principal fonte de renda da família.
“Eu não conseguia chegar direto ao cliente e vendia tudo para o comércio. Um pé de alface eu repassava por R$ 0,80. Hoje vendo por R$ 5. Meu faturamento cresceu tanto que consegui comprar mais um pedaço de terra para aumentar a produção”, contou. Com o sucesso, Emerson também passou a vender na Feira da Barra, aos domingos, e na Bauxita, às terças-feiras. “Para mim, a feira é tudo”, resumiu.
No distrito de Cachoeira do Campo, a feirante Maria Raimunda, de 65 anos, participa da feira de sábado e encontrou no espaço uma oportunidade de trabalho e superação pessoal. Ela prepara e comercializa refeições e salgados, com destaque para a feijoada e o tropeiro, além de pratos variados como nhoque e vaca atolada.
“O melhor dia da semana para mim é o sábado. Eu amo a feira. Ela me resgatou, eu renasci. Estava com depressão e hoje reencontro amigos e vendo minhas refeições”, relatou. Toda semana, Maria Raimunda cozinha cerca de sete quilos de arroz, três quilos de feijão para o tropeiro e dois quilos para a feijoada. “Volto sempre com as panelas vazias”, afirmou. Com o faturamento, ela conseguiu ampliar e equipar melhor a cozinha onde prepara os alimentos.
Além de apoiar os comerciantes, o município investe na infraestrutura das feiras e promove apresentações artísticas para garantir organização, conforto e maior circulação de público. Aproximadamente 1,2 mil pessoas frequentam as feiras semanalmente, consolidando os espaços como referência de lazer, consumo consciente e fortalecimento da economia local.
Serviço – Feiras livres em Ouro Preto
Feira da Praça Cojan (Bauxita)
Terça-feira
7h às 12h
Feira do Museu de Farmácia (Centro)
Quinta-feira
7h às 12h
Feira da Estação (Pilar)
Sexta-feira
16h às 22h
Feira de Cachoeira do Campo (Terminal Rodoviário)
Sábado
7h às 15h
Feira da Barra (Praça Prefeito Amadeu Barbosa)
Domingo
7h às 13h
Foto: Divulgação