A FLIMARI acontece de 17 a 20 de setembro.
Muito de nós compartilhamos lembranças de livros que marcaram momentos significativos de nossas vidas. Essa conexão afetiva com a leitura pode ser ainda mais intensa, quando temos a oportunidade de conhecer o autor da obra. Palestras, rodas de conversas e sessões de autógrafos são momentos únicos que transformam o ato de ler em uma experiência coletiva e transformadora, nas quais as vozes dos autores se conectam às vozes dos alunos e leitores, criando um ambiente fantástico de troca de conhecimento e aprendizado.
A 3ª FLIMARI – ERA UMA VEZ... – traz como os três grandes eixos de curadoria: a contação de histórias, sessão de autógrafos (presença do autor na escola) e comemoração dos 25 anos do Movimento Aldravista.
Além da contação de histórias, o 3ª FLIMARI propiciará o encontro com poetas aldravianistas brasileiros que virão para o lançamento do livro-baralho de aldravias, e a oportunidade de participação em tertúlias, oficinas artísticas e espetáculos.
O evento promoverá a circulação e a oferta de livros de autores da cidade, por meio de sessões de autógrafos no Centro de Convenções “Alphonsus de Guimaraens Filho”, numa parceria inédita da 3ª FLIMARI com a Secretaria Municipal de Educação de Mariana.
O objetivo da 3ª FLIMARI é possibilitar a experiência de conhecer o escritor, entender suas obras e, em muitos casos, ter a oportunidade única de obter um autógrafo.
Para a idealizadora e curadora da 3ª FLIMARI, Andreia Donadon, esse é um evento importante para a promoção do livro, leitura e literatura da cidade, pois facilita o livre acesso ao universo literário. Este encontro não apenas estimula o hábito da leitura, mas também cria um ambiente para a troca de ideias entre autores, alunos, livreiros, professores, leitores e comunidade.
O autor homenageado na 3ª FESTA LITERÁRIA DE MARIANA é o cronista marianense Danilo Gomes.
Foto: Cartaz / Divulgação